06/10/2016
Bardega

Queijo Brie e Camembert, qual vinho harmonizar?

Vinho e queijo é uma combinação clássica mais que perfeita, podemos até dizer que essa dupla é uma paixão mundial :P Hoje falaremos para você do Brie e Camembert, Dois queijos com características marcantes e que não combinam com tintos encorpados.
Além do amargor que pode resultar da combinação dos taninos dos tintos com o mofo do queijo, para uma boa harmonização nesse caso vc precisa de vinhos com boa acidez, poucos taninos e sem tanta potencia de sabor para não sobrepor o sabor do queijo.
Tanto o Brie como o Camembert combinam muito bem com vinhos brancos mais encorpados e com boa acidez como é o caso dos vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir, Gamay ou Tempranillo sem passagem por madeira. Aqui no Bardega você encontra alguns rótulos que combinam perfeitamente com esses dois clássicos franceses, como exemplo citamos:
Le Ronsay Beaujolais 2014 - Jean-Paul Brun trata a Gamay como os grandes Pinots Grand Cru da Borgonha, fazendo vinhos leves e delicados. Esse exemplar traz notas de acerola, ervas secas e muita acidez.
Urraca Chardonnay 2013 - Branco intenso produzido na Argentina com longa passagem por madeira trazendo aromas de manteiga, baunilha e abacaxi em compota. Nesse caso a hamonização fica melhora ainda se colocarmos uma geléia de frutas tropicais sobre o queijo.
Mironia Cosecha 2014 - Um tempranillo da Ribera del Duero na espanha que não passa por madeira, tem os taninos bem macios e de baixa intensidade com notas de cereja fresca, morando e violeta. Teste com uma geléria de morango que pode ficar mais interessante também.

Contato

Reservar Mesa (11) 2691 7578 (11) 2691 7579 reservas@bardega.com.br contato@bardega.com.br Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 218
Itaim Bibi - São Paulo, SP - 04544-000
Noite de Terça a Sábado
Das 18h30 à 1h

TripAdvisor

Bardega Wine Bar - A adega virou bar